A Odontologia vem se desenvolvendo juntamente ao avanço tecnológico, o que beneficia diretamente os pacientes, com melhor conforto e emprego de materiais mais modernos, e também agiliza o tempo clínico do cirurgião-dentista.
O Escaneamento Intraoral foi uma evolução substancial nesta área, onde facilita o planejamento do profissional para o tratamento que será idealizado, bem como o conforto do paciente é extremamente valorizado, uma vez que não é utilizada a moldagem convencional.
Nesse tipo de moldagem, é gerado a partir de uma scanner intraoral um modelo virtual das arcadas dentárias, de forma rápida, instantânea e confortável.
O escaneamento é realizado através da projeção de luz sobre a superfície dentária e mucosa do paciente, com a captação da imagem por sensores. Essa imagem será gerada pela projeção de “nuvens de pontos” que, juntos, formam imagens triangulares.
Assim, o resultado disso é a formação de uma imagem tridimensional das arcadas dentárias, a partir de dentes, tecidos duros e moles e gengiva.
O que é escaneamento intraoral na odontologia?
Desde já, o escaneamento pode ser realizado de duas formas, direta ou indiretamente.
Indiretamente, com a moldagem convencional, obtenção do modelo de gesso e, aí sim, escaneamento direto desse modelo, sendo uma forma extraoral.
Já o escaneamento intraoral é obtido diretamente das superfícies (dentes e mucosa) do paciente, com o registro de pontos de luz, que se transformam na imagem tridimensional (3D), evitando possibilidade de distorções, como a moldagem convencional, tendo maior precisão e conforto para o paciente.
Essas técnica pode ser utilizadas em diversas áreas da Odontologia, como:
- Próteses
- Coroas
- Implantes
- Placas de bruxismo
- Aparelhos personalizados
- Ortodontia
- Guias para cirurgias