A radiologia auxilia, e muito, os profissionais da odontologia em qualquer tratamento odontológico. Esse exame, que capta imagens em 2D, pode ser feito em dois tipos, intra e extraoral, compreendendo várias técnicas com imagens em diversos segmentos. A radiografia extraoral mais solicitada pelos odontologistas é a radiografia periapical.
A radiografia periapical gera uma imagem pequena focando, em média, em três dentes por filme, embora a visibilidade seja melhor no dente do meio, por isso, se diz que a periapical é uma radiografia de apenas um dente. A radiografia periapical mostra detalhes da anatomia dos dentes e das estruturas anatômicas que os cercam.
Como esse tipo de radiografia é feito em apenas um dente, se o odontólogo precisa ver todos os dentes de uma ou das duas arcadas, ele precisa solicitar um check-up periapical. Assim, o radiologista fará uma sequência de 14 radiografias, sendo 07 da arcada superior e 07 da inferior, em adultos. Já em crianças, o número total de radiografias é 10.
Existem dois tipos de radiografia periapical — convencional e digital — as quais podem ser feitas em qualquer um dos dentes. Segundo estudos, a periapical tradicional é a opção de escolha quando não existe lesão apical, já quando a lesão atinge as corticais, a lesão é melhor visualizada na versão digital. Além disso, a técnica digital é particularmente útil na detecção de pequenas alterações no osso alveolar.