A Telerradiografia é um exame radiográfico frontal ou lateral da face, cabeça e crânio utilizado em ortodontia, ortopedia facial e em cirurgia ortognática, sendo útil, portanto, para ortodontistas e cirurgiões buco maxilos. Neste texto, trataremos da telerradiografia frontal.
A Telerradiografia Frontal mostra toda a frente da face e da cabeça do paciente. Ela avalia o crescimento do crânio, bem como a simetria do lado direito com o esquerdo. Esse exame é útil para examinar os dentes em relação à maxila e mandíbula em casos de assimetria.
Trata-se de um exame auxiliar para o planejamento ortodôntico, em casos de pacientes com traumatismo e também para a realização de cirurgias ortognáticas – técnica que corrige alterações de crescimento dos maxilares, que podem originar distúrbios da mordida, articulações e até da respiração, além de repercutir na estética facial.
A Telerradiografia Frontal avalia a relação entre ossos da face e os dentes, sendo indicada para avaliar o padrão dento-esquelético facial.
Além disso, os traçados cefalométricos (combinação de medidas angulares e lineares traçadas sobre as radiografias laterais e frontais do complexo craniofacial). Tais traçados possibilitam o diagnóstico e o tratamento em:
- Ortodontia;
- ortopedia facial;
- cirurgia buco maxilo facial.