A tomografia dos seios face ou TC das cavidades paranasais é um exame de diagnóstico por imagem não invasivo e indolor, que utiliza radiação (raio-x) para adquirir as imagens, frequentemente sem o uso de contraste endovenoso.
O tomógrafo é um aparelho que possui múltiplos detectores capazes de realizar o exame em segundos e gerar um detalhamento acurado dos ossos e tecidos de partes moles da face, assim como fazer reconstruções em vários eixos e de forma tridimensional (reconstrução 3D), geralmente solicitada nos casos pré-operatório de cirurgias bucomaxilofaciais (ortognáticas).
Quais as indicações mais comuns para fazer TC dos Seios da Face?
As condições relacionadas ao nariz, cavidades nasais e seios paranasais são alguns dos casos e queixas mais frequentes na rotina diária dos médicos. A imagem de tomografia computadorizada é necessária quando o médico suspeita de alguma alteração mais complexa visualizada no raio-x convencional, quando os pacientes não melhoram após o uso dos medicamentos para o tratamento das condições inflamatórias (sinusites), nas suspeitas de doença invasiva (fúngica), neoplasias ou antes de uma cirurgia, quando o planejamento mais detalhado se torna necessário.
Dada a arquitetura óssea complexa da face e os espaços ósseos cheios de ar, a TC é a modalidade mais comum para a avaliação da região sinonasal. A TC visualiza a extensão da doença e também é útil para identificar as variações anatômicas e fornecer informações precisas para o planejando mais adequado das cirurgias.